Livros

CARTAS DE UM TERAPEUTA PARA
SEUS MOMENTOS DE CRISE

O livro “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise” é um convite ao encontro da intensidade com a beleza, onde sentimentos humanos, encontram humanos para ofertar uma conversa honesta. 

“Em seu livro cheio de beleza e encantadoras metáforas, Alexandre nos convida à construção de um novo texto, no qual nossas dores emocionais, culpas e limitações, possam ser vistas, não como o capítulo final de nossa história, mas como os textos iniciais de uma vida repleta de possibilidades promessas e significados”. – Rossandro Kinjey, escritor.

DEPOIMENTOS

André Curvello
André Curvello
Repórter e coapresentador do “Encontro com Fátima Bernardes
Read More
“Se eu tivesse que organizar o livro do @alexandrecoimbraamaral numa livraria, precisaria criar uma nova seção. Talvez "psicologia artística" ou "poesia psicológica". Mas o Alexandre é contra os rótulos e isso faz dele um ser humano ainda mais incrível. Preocupa-se mais com as perguntas sinceras do que com as respostas definitivas. Tem mais carinho pelas dúvidas do que pelas verdades. Desse jeito, ele nos ensina a ser mais humanos, mais compreensivos conosco e com quem vivemos. Nem preciso dizer que recomendo a leitura de "Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise", obra fundamental nesses e em quaisquer tempos. Boa leitura. Obrigado, Alexandre!
Ana Carol Machado
Ana Carol Machado
Atriz, cantora e escritora
Read More
“Eu era uma criança que sonhava em receber cartas. Não apenas cartões postais, nem cartões de aniversário, mas cartas. Páginas inteiras escritas por alguém. Páginas inteiras da letra, da intenção, da energia, do deslizar das mãos pelo papel. Um dia minha tia, Maria Teresa, enviou uma carta de aniversário pra mim. Eu estava fazendo 8 anos, talvez. A idade não importa. Importa mesmo é que até hoje esse é um dos melhores presentes de aniversário que recebi, em toda a minha vida. Até hoje lembro de cada detalhe do momento em que abri a caixa de correio e vi aquela carta. Até hoje lembro do conteúdo das páginas e da letra da minha tia. Lembro de como me senti. E guardo, com amor, a carta e as memórias. Tudo que a pausa pra conexão com alguém - e com a gente mesmo - é capaz de provocar no coração. Quando 2 anos atrás, num grupo de WhatsApp intitulado “Nosso sonho real”, no qual eu, @andremoraesofficial e Alexandre conversávamos sobre o desejo de uma realidade mais humana, Alexandre enviou o que seria a introdução do livro que ele começava a escrever, eu não tive dúvidas de que se tratava de uma joia. A emoção que me tomou e as memórias que me invadiram, apenas em ler aquela pílula do seu livro eram tão intensas que dava vontade de devorar todas as páginas, antes mesmo de estarem prontas. Quis escrever uma carta pra ele, no mesmo minuto. @alexandrecoimbraamaral é meu amigo, é meu compadre e é uma das pessoas que mais admiro nesse nosso planeta. Só aí eu já teria ótimos motivos pra vir aqui recomendar o livro dele. Mas acontece que ele vai além, muito além dos laços. Ele consegue transformar um livro em abraço. Naqueles abraços inteiros, que ele gosta de dar quando a gente se encontra. “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise” é esse abraço caloroso, direto na alma. E faz a gente sentir o frisson de quando abria a caixa de correio, a cada página lida. Se eu chorei? Sim. Por dentro e por fora. Chorei lágrimas. Chorei sorrisos. Dessas emoções complexas que só os humanos mais sensíveis conseguem acessar na gente. Alexandre consegue. E nos entrega um tempo de qualidade com as nossas profundezas. Coisa rara. Tava te devendo uma carta, meu amigo. Ainda devo.”
Tati Fávaro
Tati Fávaro
Jornalista da Revista Fórum
Read More
“Nós do @criarfilhos acreditamos muito na força do coletivo, nas redes que são tecidas a muitas mãos enquanto essas vozes cantam esperança. 🌍Acreditamos que ao cruzarmos outras histórias e nos permitirmos ser atravessados por elas somos capazes de olhar pra nós, pro outro, pro todo. Integrar. Transbordar. 🖤Esse cara aí da foto, @alexandrecoimbraamaral, é uma dessas pessoas que fortalece essa crença. "Eu gosto de gente", disse ele num bate papo de mais de hora pra essa entrevista sobre sua obra recém-lançada. Um livro tão essencial nos dias de hoje que nosso exemplar fica ao alcance da mão pra ser aberto "ao acaso" - aquele acaso que nunca é. 📚Num mundo em que queremos crianças que possam sentir, sonhar e voar livres, o caminho passa por dentro de cada um de nós. "Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise" traz o medo, a morte, a esperança, a saudade e outros dilemas humanos pra conversar com a gente. 🧚‍♀‍Abaixo, trechos da matéria que a @tatifavaro fez com esse sujeito que faz a gente dançar com a profundidade. Agradecer esses encontros que a vida proporciona. 🖋"... Bom sertanejo que é, Alexandre Coimbra Amaral sabe que "sertão é dentro da gente". E cada palavra, cada parágrafo, cada carta de seu livro leva o leitor a um mergulho interno para quebrar o silêncio das próprias emoções. "A palavra é a única salvação, é o antídoto pra tantas dores quanto as que estamos vivendo." ✉Após seis meses de isolamento social, o convite dele é para que as pessoas leiam essas cartas de sentimentos que pedem licença para conversar. Escrevam cartas para quem amam. Para as crianças que já foram um dia. Leiam cartas do futuro para seus filhos. 🕊Talvez Alexandre não compreenda a velocidade do efeito e a intensidade do afeto de seu livro em tantas vidas, em tão pouco tempo. Mas em sua vereda, Guimarães Rosa cantou a grandiosidade da alma sertaneja: "passarinho que debruça - o voo já está pronto". ➡️Para ler, www.revistaforum.com.br”
Edu Mossri
Edu Mossri
Ator
Read More
“Recebido e Recomendado, mesmo antes de começar a ler. Escrever Cartas, e olha que disso eu entendo um pouco, digo que por si só, já seria um ato de ousadia. Quem escreve cartas? E para quem? “Faz muito tempo que eu não escrevo uma carta a alguém” - disse Dora de Fernanda Montenegro, naquela cena linda no final de “Central do Brasil”. Aí vem esses olhos sensíveis de @alexandrecoimbraamaral, um amigo querido que a vida me deu, para falar para o tempo, para dar mais um tempo para pensar sobre esse tempo. São Cartas para falar do direito que temos de ser, inclusive quando tudo parece perder o direito e o ser. Recomendo esse terapeuta, esse autor e essa escrita, os três juntos são aquele encontro que traz mais esperança para seguir na vida.”

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise